A Justiça Eleitoral, por meio da 41ª Zona Eleitoral do Estado de Mato Grosso, realizou, nesta sexta-feira (19), o reprocessamento da totalização dos votos das Eleições Municipais de 2024 no município de Reserva do Cabaçal, após a anulação dos diplomas de dois vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
A medida, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em agosto deste ano, atendeu a decisão proferida na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra os vereadores Evanildo Venâncio Ferreira, o “Nildão”, e Marcos Pereira Alecrim, ambos do MDB.
Com a cassação e o reprocessamento dos votos, foram diplomados os suplentes Marcos Manoel, o “Professor Belau”, e Juliana Negris, ambos do Partido Progressistas (PP), que assumirão as vagas na Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal.
A decisão reforça o entendimento do TRE-MT sobre irregularidades constatadas no processo eleitoral e redefine a composição do Legislativo municipal.
Os vereadores Nildão e Marcos Pereira tiveram seus mandatos cassados pelo TRE-MT por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
A decisão, proferida em 4 de agosto de 2025, ocorreu após o TRE-MT julgar procedente o recurso apresentado pelo primeiro suplente do PP, Professor Belau. Segundo a denúncia, a então candidata a vereadora Delclesia Gomes Vicente (MDB) teria sido registrada apenas para preencher a cota mínima de gênero exigida por lei. Ela obteve apenas um voto, o que reforçou a tese de que sua candidatura não era legítima.
>>> Justiça Eleitoral fará cálculo para definir vagas de vereadores cassados em Reserva do Cabaçal
Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.
O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor, notificou as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), além de outras entidades do setor de eventos, hotelaria e...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.